Prefeitura montará unidade de saúde descentralizada para síndrome gripal na escola Ubaldo Corrêa

A unidade de saúde também é uma medida de prevenção e uma arma na guerra contra o avanço do novo coronavírus.
Escola Ubaldo Corrêa será base para atendimentos: síndrome gripal

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), implantará uma Unidade de Saúde Descentralizada para síndrome gripal na escola municipal Ubaldo Corrêa, na rodovia Fernando Guilhon, Santarenzinho. A unidade irá atender pacientes que apresentam sintomas gripais, desafogando a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H. Os atendimentos iniciam nesta segunda-feira, 18, das 08h às 18h. A unidade de saúde também é uma medida de prevenção e uma arma na guerra contra o avanço do novo coronavírus.

“Em decorrência do grande aumento no índice de pessoas apresentando Síndrome Gripal, a Prefeitura, por meio da Semsa, estará implantando está unidade de saúde descentralizada para síndrome gripal, visando facilitar e agilizar o acesso dessas pessoas ao serviço de saúde. A alternativa otimizará os atendimentos na UPA 24H, com potencial resolutivo dos casos característicos para a Atenção Básica”, explica Dayane Lima, titular da Semsa.

Responsável pelo atendimento e à disposição da população, uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, auxiliares administrativos e agentes de conservação. O atendimento será por demanda espontânea, exclusivamente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam apresentando sintomas da síndrome gripal.

“Além de desafogar a UPA 24h, com essa medida vamos conceder mais uma alternativa à população. Fortalecendo a Atenção Básica, diagnosticando, fazendo o monitoramento e iniciando o tratamento mais cedo evitaremos os casos graves e os óbitos”, argumenta o prefeito Nélio Aguiar, acrescentando que é mais uma arma na guerra contra o avanço do novo coronavírus em Santarém. 

Agência Santarém