Além do paciente, os filhos também apresentavam quadro febril e tosse
O paciente Márcio Roosiwelt Garcia Quintino, de 32 anos, residente na comunidade Cachoeira do Aruã, no Rio Arapiuns, já está em Santarém. Ele foi trazido por uma equipe do Serviço Móvel de Urgencia (SAMU) comandado pelo enfermeiro Josiel. Marcio passou mal, com falta de ar e tosse. Pelos sintomas apresentados a suspeita era de Covid-19.
A equipe de resgate do SAMU chegou em Santarém às 04h50 da manhã desta quinta feira (14). O pedido de socorro para atendimento ao paciente foi feito no final da tarde de ontem (13) por uma cunhada de Marcio que reside em Santarém, no Residencial Salvação. A noite, por volta de 20h, a equipe se deslocou para a comunidade Cachoeira do Aruã.
De acordo a equipe do SAMU que fez os primeiros atendimentos, Marcio estava bastante debilitado, muito cansado e dispneico (com falta de ar). Além de Marcio, os filhos do paciente (duas crianças do sexo masculino) também apresentavam muita tosse e quadro febril. A esposa era a única assintomática, ou seja, que não apresentava nenhum sintoma. Mesmo assim, a família toda foi trazida para Santarém e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24horas) onde já estão recebendo atendimento médico.
De acordo com o enfermeiro Josiel, em relação às crianças, mesmo com tosse e quadro febril, não se pode afirmar que as mesmas estão com suspeita de Covid-19. Após o atendimento na UPA, elas devem entrar em quarentena e ficar em observação, em casa.