Ele afirma ter provas de que todos os equipamentos comprados eram de uso exclusivo para testes em aulas de medicina.
Em vídeo publicado em uma rede social (assista ao vídeo abaixo), o blogueiro David Mafra cobra do poder legislativo do Estado uma ação contra a compra dos respiradores chineses feita pelo governo do Pará e que não funcionaram nos hospitais no auxílio ao combate da Covid-19.
Ele afirma ter provas de que todos os equipamentos comprados eram de uso exclusivo para testes em aulas de medicina. Além disso, o blogueiro cobra o impeachment do governador Helder Barbalho.
“Eu tenho prints de conversas do WhatsApp de que esses equipamentos são de péssimas condições, sendo equipamentos apenas para testes de estudantes de medicina. Por muito menos, vai ser aberto o processo de impeachment do governador do Manaus. Os deputados do Amazonas não se omitiram como estamos vendo os nosso deputados estaduais caladinhos”, disse.
Deputados vão solicitar esclarecimentos do secretário de Saúde do Estado
Em contato com o Portal Roma News, a deputada estadual Maribor Brito (PSOL-PA) disse que nesta segunda-feira, 11, será enviado ao secretário de Saúde do Estado, Alberto Beltrame, um ofício pedindo esclarecimentos sobre o caso.
“Precisamos ter, como fiscalizadores do poder legislativo, informações técnicas sobre esta licitação, o processo de envio da documentação, o que especifica tecnicamente. As respostas necessárias para que a gente avalie as responsabilidades nesse momento de extrema necessidade, de crescimento do número de vítimas da Covid-19, para nos posicionarmos publicamente sobre isso. Estamos enviando ao secretário de Saúde nesta segunda-feira, em nome de toda a bancada da oposição, composta por seis partidos, os pedidos de esclarecimentos sobre as questão técnicas que estão relacionadas a essa compra, ao recebimento dela e ao posicionamento que a secretária está tomando, além das medidas para suprir essa lacuna”, disse.
Marinor lamentou o caso e disse que espera que o governo encontre uma solução o mais rápido possível para repor os equipamentos nos hospitais. A deputada ainda disse que não ainda não está sendo trabalhada a possibilidade do pedido de impeachment do governador.
“A gente recebeu a notícia de que os respiradores não são adequados para o uso do tratamento da Covid-19 com muita tristeza. Sabemos da importância desse equipamento para salvar vidas e esperamos que a reposição desse equipamento seja feito em um tempo muito célere, porque muitas vidas dependem desse equipamento. E o nosso sistema de saúde está muito precária em termos de equipamentos para garantir o tratamento adequado. Não tem nenhuma possibilidade (de pedido de impeachment). Precisamos primeiros ter clareza de como foi feito o processo de compra dos equipamentos”, finalizou.
Relembre o caso
Desde a última quarta-feira, 6, o Portal Roma News vinha cobrando uma explicação da secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) sobre os problemas com os respiradores.
Porém, somente na sexta-feira, 8, o governo do Estado de pronunciou sobre o assunto dizendo que de fato os equipamentos vindo da China não tinha utilidade para o uso no combate ao novo coronavírus.
O comunicado do governo veio no mesmo dia em que um dos acusados de ter ligação com a fraude na compra dos respiradores no Rio de Janeiro foi preso, em Belém, pela Polícia Federal.
Ao todo, o governo comprou 400 respiradores. Cada um deles saiu por R$ 126 mil. Os equipamentos seriam usados nos hospitais de Campanha de Belém, Santarém, Marabá e Breves.
Fonte: Roma News