O resultado já foi confirmado pela Sespa
Deu positivo o resultado de exame da Agente Comunitária de Saúde Silvianne da Fonseca Vieira, 37 anos. A ACS faleceu no dia 23 de abril na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Santarém, oeste do Pará, vítima de parada cardíaca.
A Secretaria de Saúde do Estado (SESPA) confirmou o resultado positivo no boletim da secretaria (veja número 52 da lista).
A Agente Comunitária de saúde (ACS) faleceu na manhã do dia 23, uma quinta feira. De acordo com informações apuradas pelo Blog, a mesma passou mal na madrugada daquele dia, com falta de ar e dor no peito. Por volta de 8 horas da manhã sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.
Na ocasião, a UPA 24h informou que realizou coleta para exames de Covid-19 e incluiu o óbito como caso suspeito, por ela, segundo informações da família, ter tido contato com outra pessoa que era monitorada e foi a óbito.
Silvianne era diabética, mas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a mesma não apresentava sintomas da doença (a não ser vômito e falta de ar no dia do óbito).
A redação do Blog apurou que Silvianne trabalhou pela última vez no dia 17 de abril. A servidora prestou relevantes serviços à comunidade santarena, sobretudo na Estratégia de Saúde da Família, na Unidade Básica de Saúde do bairro de Fátima onde atuava desde 2014.
Oxímetro
Preocupada com o resultado inesperado de Silvianne a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deve disponibilizar o oxímetro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também aos casos positivos.
O oxímetro é um aparelho usado para medir oxigenação do sangue de pacientes monitorados e avaliar evolução de sintomas da Covid-19.
No último dia 27 de abril a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que iria utilizar o aparelho no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) e também nos pacientes que fazem a medição da saturação do oxigênio.