O estudo foi publicado na revista Nature, nesta segunda-feita (27).
As pessoas que moram próximas a áreas hospitalares podem estar correndo um grande de risco de contaminação por covid-19. Cientistas da Universidade de Wuhan, na China, detectaram o novo coronavírus no ar em ambientes abertos e fechados perto de hospitais de tratamento para a doença. O estudo foi publicado na revista Nature, nesta segunda-feita (27).
As partículas em suspensão foram encontradas em ruas e prédios vizinhos a dois hospitais de tratamento específico de coronavírus. Foram coletadas 40 amostras de 31 lugares. Os pesquisadores ainda não sabem qual é o potencial de infecção dos vírus em suspensão e lembram que o número de amostras é pequeno, mas reafirmam a necessidade do isolamento social, boa ventilação e desinfecção cuidadosa de ambientes.
Dentro dos hospitais, o vírus foi encontrado nas enfermarias e nos banheiros. O local com maior concentração é a sala usada pelos profissionais de saúde para retirar os equipamentos de proteção individual – as quantidades de coronavírus diminuíram depois que foi aumentada a frequência de desinfecção desses lugares.
Já fora do hospital, o coronavírus em suspensão (em concentração menor) foi encontrado nas imediações de prédios residenciais e supermercados que ficam perto do local de atendimento.
Com informações da BBC