O que dizer (e não dizer) aos trabalhadores da linha de frente

Envie mensagens de suporte, sem a expectativa de uma resposta.
Noam Galai / Getty Images

Por Colleen Farrell, MD

“Como vai você?” um alerta de mensagem de texto no meu telefone é lido. “Pensando em você.”

Sou médico que cuida de pacientes Covid-19 na unidade de terapia intensiva de um hospital da cidade de Nova York. Eu estou bem, digo aos meus amigos e familiares. Mas OK é um termo relativo.

Fisicamente, além do cansaço e uma ponte no nariz, estou bem. Emocionalmente, meu trabalho tem um senso de propósito vital. Mesmo cuidar dos moribundos, por mais difícil que seja, tem uma clareza moral que eleva meu espírito. Dignificar outro humano em tais extremos é por que me tornei médico. E enquanto outros estão isolados em casa, estou trabalhando cara a cara com meus colegas. A camaradagem do nosso trabalho e os aplausos noturnos que recebemos me trazem alegria.

Mas, em outro sentido, eu não estou bem. Minha mente tirou fotos do horror causado por Covid-19 e elas se repetem aleatoriamente. Acordo de sonhos assustadores de ser sufocada pela minha máscara do N95 e pelo escudo facial. Eu passo o dia mantendo a realidade à distância. Quando permito que penetre em minha mente quando volto para casa do trabalho, muitas vezes choro. Estou me movendo em câmera lenta através de um trauma que não tem fim ou fuga à vista.

“Como foi na UTI?” colegas de outras áreas me perguntam repetidamente.

Eu digo a eles que é diferente de tudo que eu já vi. Tantos pacientes intubados, tantos entrando em falência de vários órgãos, tantos jovens. É horrível, comovente, trágico.

Eu uso meu próprio celular no FaceTime com a esposa de um paciente. Ela não pode acreditar que ele está morrendo, e eu tenho que mostrar a ela seus olhos fechados, seu ventilador, os vários medicamentos que mantêm sua pressão arterial alta o suficiente para sustentar sua vida. Eu seguro meu telefone perto de sua orelha enquanto ela chora em espanhol: ” Eu te amo, eu te amo”.

Toda vez que entro no quarto de um paciente, estou ansioso para que o vírus entre nos meus pulmões. Felizmente, sempre recebi equipamentos de proteção individual (EPI) adequados. Mas nosso risco de exposição nunca é completamente zero. Ouvi falar de outros médicos ficando doentes e morrendo e não posso deixar de me preocupar se vou me tornar um deles.

O reconhecimento e a gratidão que recebo através de mensagens diárias me impulsionam através do trabalho doloroso e traumatizante de tentar salvar meus pacientes desse vírus cruel. Mas, às vezes, estou sobrecarregado e emocionalmente esgotado, tentando responder a todas as mensagens que recebo. E algumas mensagens aumentam meu estresse.

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Com base na enorme variedade de mensagens que recebi, quero compartilhar minhas sugestões pessoais para aqueles que procuram ajudar os profissionais de saúde, na esperança de que possa ser útil para aqueles que se perguntam o que dizer.

Quando alguém que se importa comigo pergunta como estou, parece rude não responder. Mas muitas vezes não tenho tempo nem energia, com tudo o mais acontecendo. Minhas mensagens favoritas dizem algo como: “Ei, tenho lido as notícias da cidade de Nova York e pensando em você. Te enviando meu amor. Não há necessidade de responder, tenho certeza de que você está trabalhando tanto. Ou simplesmente: “Enviando amor”.

Cada uma dessas mensagens torna meu dia melhor. Às vezes eu não respondo até o meu dia de folga. Mas recebê-los no momento é realmente um bálsamo nessa situação horrível.

Oferecer doações e suprimentos é maravilhoso, mas também cria desafios logísticos. Tivemos tantas refeições doadas para nós que meus colegas agora gerenciam uma planilha para acompanhar quais refeições estão chegando ao lobby do hospital e qual membro da equipe as buscará no lobby e as entregará em várias salas de trabalho do hospital. Dependendo da instituição, pode ser melhor doar através de uma organização estabelecida. Sempre aprecio ofertas de doações e espero não ofender se não puder aceitá-las.

A maneira como as perguntas são recebidas pode variar dependendo do seu relacionamento com o profissional de saúde e do estado emocional dessa pessoa. Mas, em geral, ser perguntado repetidamente como é nos hospitais agora arrisca re-traumatizar os profissionais de saúde.

Pergunte a si mesmo por que está perguntando a um profissional de saúde sobre sua experiência na linha de frente. Sua pergunta os ajudará a processar a experiência? Ou é para lidar com seus próprios medos ou curiosidade, o que pode criar mais trabalho emocional para o profissional de saúde?

Uma alternativa é compartilhar uma notícia que você leu sobre a cidade ou o hospital do profissional de saúde e dizer: “Eu li que isso está acontecendo. Me fez pensar em você. Espero que você esteja bem. Estou aqui por você, se for útil conversar.

Outra opção é dizer: “Fico feliz em saber como é o hospital no momento, se você quiser compartilhar. Mas também podemos conversar sobre outras coisas, se você quiser se distrair. ” Descobri que algumas vezes eu realmente quero falar sobre o que está acontecendo no hospital, e outras vezes eu quero falar sobre um programa de TV que estou assistindo. É profundamente reconfortante saber que meus amigos e familiares estão lá para mim em qualquer circunstância.

Embora hoje em dia sejamos chamados de heróis, muitos de nós sentimos que deveríamos fazer mais para evitar doenças e morte. Na UTI, sinto-me culpado por não ter a capacidade de intubar pacientes, um dos procedimentos mais essenciais e importantes para pacientes gravemente enfermos com Covid-19. Em casa, nos meus dias de folga, me sinto culpada por não estar no hospital.

Não posso falar por todos, mas acho estranho ser chamado de herói. Pessoalmente, prefiro um simples “obrigado pelo trabalho que está fazendo” do que ser elogiado como herói, quando não me sinto um.

Eu sei que pode ser difícil ser isolado em casa. Nos meus dias de folga, estou inquieto e ansioso por passear pela cidade, noites no teatro, comendo em restaurantes. Pode parecer que assistir TV e fazer outro jantar congelado são insignificantes diante de uma pandemia.

Mas como médico, sei que a prevenção é o melhor remédio. Seu compromisso diário com as diretrizes de saúde pública realmente salva vidas. Quando vou trabalhar no hospital com o conhecimento de que minha família, amigos e vizinhos estão seguindo essas orientações, meu ânimo se eleva sabendo que estamos todos juntos nisso.


Colleen Farrell é médica residente em medicina interna na cidade de Nova York.

Fonte: The New York Times