Serviço Aeromédico do Pará transfere paciente com Covid-19 para o Hospital Regional do Baixo Amazonas

O paciente, de 47 anos, é oriundo do município de Prainha; o resultado foi confirmado pela Sespa por meio da rede social Twitter (em anexo)
Serviço aeromédico em ação – Foto: Ascom HRBA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, recebeu o primeiro paciente com Coronavírus (Covid-19) transportado pelo Serviço Aeromédico do Governo do Pará na tarde desta quinta-feira (23).

O paciente, de 47 anos, é oriundo do município de Prainha e teve resultado positivo para a doença. Devido a uma piora clínica no quadro respiratório, foi solicitada transferência do paciente, via regulação do estado, para o HRBA, unidade de referência para o atendimento de casos graves de Covid-19 na região Oeste do Pará.

A informação do paciente com Covid-19 foi confirmada pela Sespa em sua rede social, Twitter:

O Serviço Aeromédico é um meio de transporte que promove maior agilidade no atendimento à população, que precisa se deslocar de sua cidade para uma unidade de referência. “Essa descentralização foi uma determinação do Governo do Estado atendendo a um pedido do Centro Regional de Governo e da Sespa, para que pudéssemos oferecer esse serviço com uma base em Santarém. É uma estratégia que visa diminuir o tempo de resposta no atendimento aos pacientes com Covid-19 em toda região Oeste do Pará”, ressaltou o secretário regional de Governo, Henderson Pinto.

Em Santarém, o serviço visa o resgate aeromédico da população de 15 municípios, com possibilidade de ampliação da área de cobertura. “A decisão do Governo do Estado de descentralizar o transporte aeromédico e disponibilizar para nossa região uma aeronave é fundamental para que tenhamos celeridade na chegada de pacientes graves ao HRBA. Em saúde, tempo é sinônimo de mais vidas salvas”, enfatizou o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Atendimentos do HRBA em 2019

O HRBA é uma unidade do Governo do Estado, gerenciada pela Pró-Saúde, e atende uma população estimada em 1,3 milhões de pessoas, de 28 municípios da região oeste do Pará. Em 2019, o Regional do Baixo Amazonas realizou 869.701 mil atendimentos em 2019, entre internações, cirurgias, consultas, exames e urgência e emergência.

A unidade é reconhecida como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil e certificado ONA 3 – Acreditado com Excelência – maior certificação nacional de acreditação hospitalar, que assegura o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SU

As informações são da Assessoria de Comunicação do HRBA