Além do guia, a equipe também iniciou treinamentos para orientar esses entregadores sobre como se proteger e também proporcionar segurança aos clientes.
A equipe do Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal (LTPOA) da Ufopa publicou, dia 17 de abril, um guia sobre os principais cuidados que estabelecimentos e entregadores de alimentos devem adotar durante a pandemia da Covid-19. “A ideia surgiu como forma de contribuirmos com o enfrentamento ao coronavírus. Após divulgarmos o primeiro guia, de cuidados com os alimentos, vimos a necessidade de um guia para orientar as pessoas que trabalham com delivery”, explica a professora Fabrizia Otani, coordenadora do LTPOA.
Além do guia, a equipe também iniciou treinamentos para orientar esses entregadores sobre como se proteger e também proporcionar segurança aos clientes. São aulas online, em que são repassados os cuidados necessários nessa fase atual, desde como higienizar os produtos alimentares comercializados, até como proceder com o recebimento do dinheiro ou pagamento com cartão de crédito. “Depois acompanhamos esses participantes para contribuirmos com mais orientações e também para ajudar com os insumos necessários para os cuidados, como, por exemplo, o álcool 70%”, detalha a coordenadora.
Inicialmente, o grupo tem atendido microempreendedores de alimentos de Santarém, como alguns vendedores que comercializavam produtos na orla da cidade e, atualmente, encontram no delivery a única forma de manter a renda. Para manter os treinamentos, o grupo está recebendo doações. “Nós doamos kits para os participantes com alguns itens de proteção individual, como luvas, máscaras, tanto descartáveis quanto reutilizáveis, e álcool 70%. Mas estamos com poucos treinamentos, porque temos poucos insumos e não temos recursos para aquisição. Quem puder doar qualquer item, já vai contribuir para ampliar os treinamentos”, ressalta Fabrizia.
Comunicação Ufopa