Novos casos foram informados pelo órgão estadual de saúde nesta quarta-feira (22)
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou que o Pará agora tem 1.195 casos confirmados de covid-19, a doença causada pelo coronavírus sars-cov-2. Foram divulgados 169 novos casos de uma vez. Há alguns dias, a média de novos diagnósticos tem sempre sido perto ou superior a 100, ao passo que a capacidade de atendimento, por todo o estado, já beira o limite.
Logo depois à divulgação da Sespa, a Prefeitura de Santarém, atualizou o boletim da Covid-19, nesta quarta-feira, 22.
O boletim informou que há 35 casos confirmados no município. Existem 10 pessoas recuperadas, 63 resultados negativos, 31 análises, 05 óbitos e 342 notificados/monitorados. Dos seis novos casos confirmados hoje, todos são mulheres: 37, 44, 48, 49, 50 e 75 anos de idade.
A Prefeitura informou ainda que dos 35 casos confirmados de Covid-19, 5 são óbitos; 10 estão recuperados; 5 estão internados na clínica hospitalar do HRBA e 2 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do mesmo hospital. Outros 13 pacientes estão em isolamento domiciliar.
A Prefeitura reforça que o isolamento social, as medidas de higiene e de etiqueta social são fundamentais no combate ao novo coronavírus.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passou a ter acesso ao sistema de confirmação e monitoramento de dados e informa que divulgará seus boletins diários após a divulgação da Sespa.
Dos seis novos casos confirmados em Santarém, todos são mulheres:
- uma mulher de 37 anos
- uma mulher de 44 anos
- uma mulher de 48 anos
- uma mulher de 49 anos
- uma mulher de 50 anos
- uma mulher de 75 anos
Mais cedo, a Sespa tinha confirmado mais cinco mortes por covid-19, totalizando 43 vítimas da doença. Reunidas, as mortes apontam perfis muito variados. O fato é: não são só idosos que estão vulneráveis à doença. A doença afeta todas as idades, classes sociais, regiões, religiões, posicionamentos políticos… a doença é fato e segue se espalhando, com sinais de que pode ter registros maiores, mas ainda subnotificados.
Veja a nova atualização da Sespa:
Com informações de O Liberal e Sespa
Matéria atualizada às 18h15 para inclusão de novas informações locais.