Quadro clínico do secretário de cultura evolui e aumenta a confiança da família na recuperação

Mesmo ainda sonolento Pixica já consegue responder positivamente através de alguns movimentos, como mexer a mão, por exemplo.
Secretário de Cultura de Santarém Luis Alberto “Pixica” – Foto: Portal DeAmazônia

O secretário Municipal de Cultura, Luis Alberto Figueira “Pixica”, que testou positivo para a Covid-19, continua internado no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Pixica está internado desde o dia 1º de abril, na UTI de isolamento do HRBA, em Santarém, Oeste do Pará. 

A luta pela vida começou no início desse mês quando apresentou sintomas do novo coronavírus. O primeiro exame, realizado dia 4, deu negativo, porém, a contraprova feita no dia 10 confirmou Covid-19.

Desde então, a família, os amigos, têm feito uma grande corrente positiva pela recuperação de Pixica. E essa corrente do bem parece começar a fazer efeito. A reportagem apurou que o estado de saúde do secretário vem evoluindo. O quadro de clínico é muito favorável. Com relação aos pulmões as melhoras são significativas, uma vez que Pixica está com ventilador em parâmetros mínimos, ou seja, praticamente respirando sozinho.  

De acordo com informações obtidas, o secretário ainda está dependente de diálise quase que diariamente, conforme a médica que o atende revelou à nossa fonte. Porém, segundo ela, isso é normal devido a todo choque que ele sofreu e por todos os medicamentos ingeridos. A tendência, segundo ela, é melhorar gradativamente.

A recuperação do secretário Pixica pode ser notada através de alguns movimentos básicos. Ele tá começando a despertar da sedação, já abre de vez em quando os olhos, consegue mexer mãos e pés, e até já movimentou a cabeça. O processo é lento, ele ainda não consegue responder perguntas ou ter um raciocínio mais lógico e ainda tá muito sonolento.

Por conta disso, a médica que o atende preferiu esperar ele acordar bem pra poder exturbar (Extubação é a retirada da via aérea artificial – www.spsp.org.br).

A médica (que não teve o nome revelado) deve esperar até a próxima segunda feira (20); esse é o prazo pra ele acordar bem, espontaneamente, “da forma que ela quer”. Caso isso não ocorra, Pixica deve ser submetido a uma traqueostomia, o que, segunda a profissional da medicina, será mais por precaução e cuidado com as cordas vocais do secretário.

A família está muito confiante. Com o quadro clínico favorável, todos seguem acreditando no pleno restabelecimento da saúde do secretário de cultura de Santarém.

#forçapixica!