Confirmado o primeiro caso de covid 19- em Belterra

Trata-se de uma servidora publica, 36 anos. Ela está afastada de suas funções há 10 dias
O prefeito de Belterra Jociclelio Macedo (centro) usou as redes sociais pra fazer o comunicado

Uma servidora publica, 36 anos é o primeiro caso de Covid-19 confirmado no município de Belterra. O prefeito de Belterra Jociclelio Macedo usou as redes sociais para informar a população do primeiro caso confirmado de CORONAVIRUS no município.  A servidora está em isolamento domiciliar há 10 dias. Conforme o comunicado, essa servidora, possivelmente se contaminou  através de um empresário de Santarém que esteve naquele município. Ele teria ido para participar de um pregão.´

O caso foi informado pela Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) na noite de quarta-feira (15) ´

Conforme o prefeito Macedo, foi feito um rastreamento para saber se mais alguém estava com sintomas da doença. “Assim que tivemos o diagnóstico confirmatório de que ele estava infectada, no inicio da semana subsequente nós já procuramos fazer um rastreamento de todos os servidores que tiveram contato com esse empresário pra saber se alguém estava doente.  E essa servidora começou a apresentar sintomas de gripe e foi afastada de suas funções”.

Dr. Macedo também informou que outra servidora também foi afastada com suspeita de coronavírus. Ela está aguardando resultado do exame. Ainda segundo ele, no ambiente de trabalho, até o momento ninguém mais adoeceu.

O prefeito informou ainda que esteve na casa da servidora infectada repassando orientações. Ele ainda quis saber dela se mais alguém da família apresentou sintomas de gripe. “Graças a Deus não tem mais ninguém doente no domicilio, isso é muito positivo porque já tem dez dias desde o inicio dos sintomas dela e ela já está quase passando da fase de transmissão”. Segundo o gestor, “a servidora está se recuperando, já quase sem sintomas nenhum e dentro de pouco tempo, assim que completar os 14 dias ela vai se reintegrar às funções normais dela”.

Segundo o prefeito, está descartada a possibilidade de outros casos que possam ter sido repassados por contato com a servidora.

“Então, pelo que a gente pode perceber, ainda não teve nenhum caso que possa ter sido contaminado por ela. A vigilância epidemiológica fez o bloqueio a tempo dessa servidora, deu todas as orientações a ela, ela ficou em seu domicilio e nós não temos conhecimento de ninguém que tenha tido contato com ela que tenha adoecido. Isso é muito positivo já que se trata de um caso isolado, de uma pessoa que veio de Santarém participar de um pregão em nossa cidade”.

Prefeito Jociclélio Macedo reforçou a necessidade de manter o isolamento social com as medidas de higiene. Ele também pediu às pessoas que evitem sair de casa sem necessidade.