A unidade de retaguarda conta com 420 leitos de baixa e média complexidade e já está recebendo pacientes estáveis
O primeiro hospital de campanha do Pará foi entregue na tarde desta sexta-feira (10), em Belém, pelo governador do Estado. Localizado no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, a unidade hospitalar de retaguarda conta com 420 leitos de baixa e média complexidade e já está recebendo pacientes estáveis de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
No início da noite, os dois primeiros pacientes a serem atendidos no hospital de campanha de Belém chegaram na unidade em duas ambulâncias. Trata-se de dois homens que estavam internados no hospital Abelardo Santos, em Icoaraci. Eles foram encaminhados para os leitos do hospital, onde permanecem em isolamento. Os dois pacientes estão com o quadro de saúde estável.
Durante o ato de entrega, o governador Helder Barbalho destacou que as novas vagas do hospital de campanha do Hangar são destinadas a pacientes com sintomas leves ou moderados de Covid-19, que não necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Esse hospital incrementa a rede hospitalar do Estado, disponibilizando mais 420 leitos, geridos pela Central de Regulação do Estado, que irá destinar pacientes positivos em coronavírus, com quadro estabilizado e que não necessitem mais de atendimentos especiais”, explicou.
O novo hospital contará ainda com 24 leitos de estabilização. De acordo com o secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, se algum paciente desenvolver piora do quadro clínico e começar a entrar em insuficiência respiratória, esses leitos terão a capacidade de realizar o atendimento. “Se necessário, os pacientes podem ser entubados, colocados em ventilação mecânica e transportados em uma ambulância para um hospital de referência”, complementou o secretário.
O governador ressaltou, ainda, que os hospitais de campanha não são pronto-socorros, por isso as pessoas não devem procurá-los diretamente em busca de atendimento. “Não é um hospital de porta aberta. É fundamental que a população possa seguir através do pronto-atendimento, dos hospitais municipais ou de referência do Estado, e a partir daí, havendo a estabilização do quadro, não mais necessitando que o paciente esteja ocupando o leito hospitalar, ele passará a ser atendido aqui, com leitos de baixa complexidade”.
Além dos 420 leitos, o hospital de campanha de Belém conta com postos de enfermagem, áreas específicas para higienização dos profissionais de saúde, estrutura para embarque e desembarque de pacientes e área de recepção para os familiares e banheiros. Na operacionalização da unidade, foram ofertadas 437 vagas de emprego para diferentes funções. Até o momento, o Pará é o único estado da região Norte que adotou a utilização de hospitais temporários.
Outros três hospitais de campanha estão sendo instalados no Pará, nos municípios de Santarém, no oeste paraense, Marabá, no sudeste, e em Breves, na região do Marajó. Juntas, as unidades somam 720 leitos aos já existentes na rede pública de saúde do Estado. A unidade de Marabá está prevista para ser entregue na segunda-feira (13); a de Santarém, na próxima quinta-feira (16); e o hospital de Breves será o último a ser entregue, na sexta-feira (17).
Novas UTIs
O governador Helder Barbalho falou ainda sobre a chegada de novos equipamentos importados que ajudarão na ampliação do número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no sistema de saúde paraense. “Estaremos recebendo, a previsão é de saída da China, no próximo dia 15, um avião exclusivo do governo do Estado com 400 respiradores que estarão, com todo o conjunto de UTIs, incrementando 400 novas UTIs que se somam às 700 existentes hoje no sistema único de saúde paraense”, afirmou.
Fonte: O Liberal
RD notícia muito bom, sempre trazendo notícias importantes e atualizadas para nos mantermos informados , show…Parabéns e continue com esse Belo trabalho!!🙌👏👏