O comunicado foi feito agora a noite por meio da rede social Twitter
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) suspendeu, por tempo indeterminado, o calendário acadêmico da graduação por conta da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada na reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), na tarde desta sexta-feira, 3 de abril.
Conforme o anuncio, as atividades realizadas até o momento serão aproveitadas, sem prejuízos aos estudantes que não conseguiram realizá-las e sem aplicação de faltas aos alunos.
As atividades presenciais já estavam suspensas em todos os campi desde o dia 19 de março, com a recomendação para a execução, excepcionalmente, de atividades remotas aos alunos. Com a decisão do Consepe, ficam suspensas todas as atividades, presenciais e remotas, dos cursos de graduação da Ufopa. As atividades realizadas até o momento serão aproveitadas futuramente, sem prejuízos aos estudantes que não conseguiram executá-las e sem aplicação de faltas aos discentes.
A suspensão não inclui o calendário acadêmico da pós-graduação, devido às especificidades de cada programa. Não haverá aulas presenciais, porém caberá a cada programa de pós-graduação deliberar sobre a realização de aulas remotas e atender aos discentes que não tiverem condições de acompanhá-las. Além disso, fica assegurada a dilatação de prazos de defesas, conforme a Portaria n. 36 da Capes.
Pagamentos a estudantes e contratos serão mantidos
Durante a manhã, o Conselho de Administração (Consad) decidiu, também em reunião extraordinária, pela manutenção do pagamento de auxílios estudantis, bolsas, estágios e contratos em execução durante o período de enfrentamento ao coronavírus.
O Consad reiterou ainda a manutenção das atividades administrativas, de forma remota, com base na Instrução Normativa n. 2, de 20 de março de 2020, válida até 17 de abril. O Conselho deverá pronunciar-se posteriormente sobre a prorrogação da Instrução, porém o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, sinalizou: “Já faço a indicação de que nós vamos prorrogar essa IN. Só vamos retornar quando houver indicação clara dos órgãos de saúde”.
Outra deliberação foi a autorização de R$ 50 mil do orçamento da Universidade para a compra de suprimentos para projetos de enfrentamento à Covid-19, como a produção de álcool em gel e equipamentos de proteção a profissionais de saúde.
Atividades presenciais
Quanto ao retorno às atividades presenciais, o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, assegurou que só ocorrerá após recomendação dos órgãos de saúde pública. “Nós vamos acompanhar, junto com o Comitê de Crise, para haver uma discussão ampla antes da volta. Não há sinalização para a volta. Nós vamos aguardar a manifestação dos órgãos de saúde pública”, afirmou.
Assista na íntegra:
Ascom/Ufopa