Defensoria Pública oferece canal direto para denúncias relacionadas às demandas de saúde em relação ao Coronavírus

As denúncias podem ser encaminhadas por email (disponível na matéria)
Divulgação – DPE

A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), diante do contexto de pandemia pelo COVID-19, vem adotando medidas de atendimentos relacionados ao novo coronavírus. A intenção é mapear como o Sistema Único de Saúde está atendendo os casos confirmados da doença. Em casos de não atendimento ou não realização de exame, o órgão disponibiliza um canal virtual, cuja finalidade é receber denúncias sobre “quaisquer violações de direito pelo poder público em virtude da doença, como por exemplo, em casos de leito, UTI, ou a não realização de exame comprobatório.

Por isso, considerando que já se confirmaram mais de 30 casos no Estado do Pará, a DPE estabelece o “Canal Direto COVID-19”, a fim de encaminhar as seguintes denúncias: negativa de exame laboratorial para o coronavírus, conforme prescrição médica e de acesso a procedimentos de saúde, sejam eles medicamentos, internações, após resultado positivo da Covid-19.

As denúncias podem ser encaminhadas para o correio eletrônico canaldiretocovid19@gmail.com, contendo o seguinte conteúdo:

– Relato;

– Pedido médico de exame para detectar coronavírus ou resultado positivo do exame;

– RG;

– CPF;

– Cartão SUS;

– Comprovante de Residência;

– Declaração de hipossuficiência e autenticidade de documentos – documente que pode ser preenchido no site da Defensoria Pública;

– Telefone para contato

– Os casos serão encaminhados para resolução administrativa ou judicializados coletivamente.

Ascom DPE